Conheça nossa História

Rochedo de Minas  é um município dos 142 municípios agrupados em sete microrregiões das doze mesorregiões da Zona da Mata situada a sudoeste do Estado de Minas Gerais, que faz  limite com o Rio de Janeiro e Espirito Santo.
O município é localizado na Zona da Mata de Minas Gerais, região de influência de Juiz de Fora, Rochedo de Minas fica na parte montanhosa entre a Serra do Mar e a Mantiqueira.
Geograficamente a cidade se situa num vale, cresceu ao longo da antiga estrada de ferro, desativada nos anos 1970 e definitivamente desmontada em 1983. Hoje não resta quase nada das grandes fazendas cafeeiras do passado.
Rochedo de Minas fez parte da fase áurea do café, e pertencia a São João Nepomuceno.         Em 1890 uma sociedade entre fazendeiros e a Companhia Comercial e Agrícola Henrique Lima e Cia. adquiriram uma porção de terra de 75 mil e 853m², que hoje constitui o território do atual município de Rochedo de Minas.
Em 1893 a capela  filial a Matriz de São João Nepomuceno nominada Capela de Nossa Senhora da Piedade de Rochedo foi inaugurada,  em 1894 foi elevada a Distrito e funcionou como sede de São João Nepomuceno de Dezembro de 1895 a Junho de 1896 devido a epidemia de febre amarela.
Teve seu nome trocado para Japaraiba por decreto Lei nº 1058, de 31/12/1943  porque havia uma localidade  com o mesmo nome que causava conflito nos Correios e Telégrafos. Depois de muita luta foi  renomeada de Rochedo de Minas pela Lei nº 336, de 27/12/1948 . Foi emancipada pela Lei nº 2764, de 30/12/1962.

Áudios Vinculados
Hino Rochedo de Minas